Uso de máscara será obrigatório no Rio a partir do dia 23

Uso de máscara será obrigatório no Rio a partir do dia 23

A partir desta quinta-feira 23, o uso de máscara será obrigatório no Rio de Janeiro. O decreto do prefeito Marcelo Crivella obriga as pessoas que saírem às ruas e circularem nos estabelecimentos abertos ao público ou nos meios de transportes públicos ou privados da cidade a usarem o acessório.

 

O decreto foi publicado em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Município no sábado 18. O uso das máscaras deve ocorrer também em locais como praias, lagoas e praças.

 

“É importante dizer que as máscaras que estamos tornando o uso obrigatório são as comuns, feitas em casa. As profissionais, conforme o Ministério da Saúde, vamos deixar para os profissionais da saúde. Se todo mundo for usar a máscara profissional, vai faltar para dentro do hospital. As que estamos pedindo para as pessoas usarem são as caseiras”, disse Crivella.

 

As pessoas que estiverem sem as máscaras poderão ser impedidas de usar o transporte público ou de entrar nos estabelecimentos autorizados a funcionar durante a pandemia do novo coronavírus. Quem desobedecer a determinação está sujeito a pagamento de multa.

 

Decreto Municipal 47.375/2020, na íntegra.

 

Fonte: Carta Capital