
12 dez SIMARJ move ação na Justiça por correção abaixo da inflação no FGTS
O SIMARJ, através do seu Departamento Jurídico, entrou nesta quarta-feira (11/12) na Justiça contra a Caixa Econômica Federal, que é quem administra o Fundo de Garantia, para reparação de prejuízos causados no saldo do FGTS pela correção abaixo da inflação. A ação vai alcançar todos os associados do sindicato que trabalharam com carteira assinada em algum período entre 1999 e 2013 e mesmo quem já sacou os recursos do FGTS ou já é aposentado pode ser beneficiado por essa ação.
Perdas no Fundo
O dinheiro do FGTS, atualmente, é corrigido pela TR (Taxa Referencial), mais juros de 3% ao ano. Em muitos momentos, porém, isso não cobre nem a inflação. Por isso, há ações judiciais pedindo para trocar a TR por um índice de inflação, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) ou IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Especial).
De acordo com o Instituto FGTS Fácil, o trabalhador que possuía dinheiro no fundo a partir desse ano até 2014 teve perda de 101,2%.
O Supremo Tribunal Federal (STF) já confirmou, em uma ação de precatórios, que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço está defasado em relação à inflação neste período.