24 set SIMARJ luta por melhores salários e condições de trabalho, em campanha salarial 2019/2020
Nos dias 12 e 13 de setembro de 2019 foi realizado o Seminário sobre a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial, envolvendo os setores das empresas aéreas regulares e de táxi aéreo, na Colônia de Férias dos Aeroviários de SP, com a participação dos sindicatos filiados a FNTTA (Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos).
Dentre os principais temas, foram discutidos e debatidos:
1 – Conjuntura política, econômica nacional e internacional.
2 – Desafios, resoluções da FNNTA e sindicatos filiados.
3 – Pauta de reivindicações – mudanças de textos e cláusulas novas.
De acordo com as fontes da IATA, ANAC, ABEAR e Ministério do Turismo, a conjuntura do setor aéreo internacional teve um crescimento significativo de 4,5% em 2016, sendo que para 2019 projeta-se 6%. Já o crescimento do setor no Brasil foi de 2,8% em relação a 2017. No primeiro trimestre de 2019 foram transportados 24 milhões de passageiros, crescimento de 4,3% nos voos domésticos; e nos voos internacionais um milhão de passageiros transportados, igual a 10,7% (crescimento médio de 7,3% em relação ao primeiro trimestre de 2018). O setor de turismo tem uma participação de 8% no PIB, sendo carente de infraestrutura. Já o nosso modal aéreo é o principal meio de transporte, significando 67%, enquanto o modal rodoviário é de 32%. O setor de carga aérea cresceu 6% em 2018, sendo que carga não reclama, ou seja, estes dados fazem decolar ainda mais o nosso setor.
Vejam as principais cláusulas reivindicatórias:
Reajuste salarial linear para todas as faixas salariais.
Benefícios (VR, VA, diárias e seguro de vida terão reajustes de 10%).
INPC / IBGE (período de 12 meses) + 1,5% de aumento real e 1,5% de produtividade =3%.
Volta do anuênio para todos.
Escala de revezamento 5 x 1 e uma folga agrupada todo mês.
Comissões por venda (para check-in, lojas, espaço mais e bagagens).
VA (vale alimentação para todos os aeroviários, sem limites de faixas salariais).
Participação dos sindicatos no programa de integração dos aeroviários admitidos.
Liberação dos delegados sindicais, de 6 para 10 dias por trimestre.
Relatório mensal de todos os funcionários admitidos e demitidos das aéreas (CAGED).