25 ago Simarj comemora 21 anos lutando pelo futuro
Nesta quinta-feira, 25 de agosto, o Sindicato Municipal dos Aeroviários do Rio de Janeiro completa 21 anos de sua fundação. A iniciativa da fundação do Simarj veio por discordâncias da linha política do
Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA). A reunião que estabeleceu o estatuto aconteceu sob a sombra de uma amendoeira no bairro de Irajá.
Amparados pelo artigo oitavo da constituição federal, que prevê a existência de sindicatos municipais, os aeroviários insatisfeitos com os rumos do sindicato nacional deram partida ao Simarj. As primeiras sedes foram na Avenida 13 de maio e depois na rua Evaristo da Veiga.
Em 1999, o registro sindical foi conferido ao Simarj pelo Ministério do Trabalho, porém, a carta de representação só veio em 2006, no governo Lula. Esse documento autoriza o Simarj a representar os Aeroviários do município do Rio.
Para Cícero Valdevino da Costa, presidente por dois mandatos e um dos fundadores do Sindicato, é a juventude que está comandando o Simarj que tem os melhores rumos para o futuro.
Joel Nunes Leite, também um dos fundadores e colaboradores mais próximos do Simarj, garante que o aumento do número de sócios fará o Sindicato decolar de vez.
O diretor Marcos Paulo Pereira lembra que o momento é de luta. “Estamos passando por um período muito difícil. Além de todos os problemas existentes, estamos na luta contra a retirada dos mecânicos de
linha. Esse é mais uma covardia que as empresas querem fazer.”
Atualmente, o Simarj conta com cerca de 980 associados e conta com a força do trabalhador aeroviário unido na luta.