Retomada da aviação do Brasil continua uma das mais fortes do mundo

Retomada da aviação do Brasil continua uma das mais fortes do mundo

A retomada dos voos regulares da aviação brasileira tem se mostrado uma das mais fortes de todo o mundo desde a metade do ano passado, e os números desta primeira semana de 2021 reafirmam essa tendência.

Segundo dados publicados na segunda-feira, 4 de janeiro, pela renomada consultoria OAG, a maior parte dos mercados do planeta experimenta uma estagnação ou até uma queda importante na capacidade de assentos oferecida pelas companhias aéreas nesta primeira semana do ano. A América do Sul, no entanto, e especialmente o Brasil, continua em expansão efetiva da oferta.

Entre os 20 maiores mercados aéreos do mundo, apenas Itália e Turquia têm um incremento superior ao brasileiro. São, respectivamente, 15,1% e 13,4% de aumento nesta semana iniciada em 4 de janeiro, enquanto o Brasil registra 12,6% de crescimento de oferta em relação à semana imediatamente anterior, iniciada em 28 de dezembro.

Em termos dos números propriamente ditos, essa variação é dada por 1.969.157 assentos planejados nesta semana nos voos das companhias no Brasil contra 1.749.519 da semana passada.

Enquanto isso, alguns mercados importantes registram quedas significativas, como França, com -18,5%, Japão, com -11,4%, e Estados Unidos, com -10,0%.

Em termos regionais, a parte sul da América do Sul se destaca com importante relevância em relação ao restante do mundo. São 12,4% a mais de assentos ofertados nesta semana, enquanto o próximo mercado de maior crescimento, a porção Leste/Central da Europa, apresenta apenas 6,8% de aumento.

No lado oposto, as maiores quedas no comparativo com a última semana estão na América do Norte, com -9,9%, e no Caribe, com -8,9%.

Apesar do bom crescimento do Brasil e da porção sul da América do Sul, a OAG ressalta que geralmente a região está cerca de seis semanas atrás do impacto da curva da Covid-19 em relação a outros mercados, portanto, esse crescimento pode diminuir nas próximas semanas, com alguns países reintroduzindo os requisitos de quarentena na chegada de viajantes aéreos.

 

Fonte: Aero Magazine