Ponte aérea Rio-SP faz 60 anos com 26 mil paxs por dia

Ponte aérea Rio-SP faz 60 anos com 26 mil paxs por dia

Considerada uma das quatro rotas mais movimentadas do mundo, a ponte aérea entre o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, completa 60 anos nesta sexta-feira (5). Atualmente, mais de 26,5 mil passageiros voam entre as duas principais cidades do País diariamente.

De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), considerando as operações realizadas pela Gol e pela Latam, o valor médio do bilhete aéreo praticado no trecho em 2018 foi de R$ 262,31. Por dia, cerca de 104 voos de 40 a 45 minutos de duração são executados no trajeto de 380 quilômetros.

Ainda segundo informações da Anac, 56% dos usuários da ponte aérea são do sexo masculino e 50,6% viajam por motivos de trabalho ou estudos. A faixa etária mais frequente é a que considera pessoas entre 31 e 45 anos de idade, representando 40,5% do total, enquanto a renda familiar mais popular é a de cinco a dez salários mínimos, valor ganho por 21,2% dos viajantes.

Com quase 40 mil voos por ano, a rota entre Rio e São Paulo perde apenas para as que envolvem Seul e Jeju, na Coreia do Sul, Melbourne e Sidney, na Austrália, e Bombaim e Nova Delhi, na Índia, em termos de tráfego aéreo doméstico. Na América Latina, a segunda mais movimentada é a peruana entre Lima e Cusco.

Administradora tanto do aeroporto de Congonhas (SP) como do aeroporto Santos Dumont (RJ), a Infraero publicou um especial sobre a data comemorativa em sua página oficial. Para conferir mais detalhes sobre a operação e sua história, clique aqui.

 

Fonte: Panrotas