Pesquisa sobre comportamento de passageiros é divulgada pelo SITA

Pesquisa sobre comportamento de passageiros é divulgada pelo SITA

O SITA, divulga durante o ALTA AIRLINE LEADERS FORUM, pesquisa realizada no segundo trimestre de 2018. O estudo visa fornecer informações sobre as últimas tendências na evolução da atitude dos passageiros, com relação aos avanços tecnológicos do setor. Em sua 13ª edição, foram investigadas a adoção de tecnologia e a satisfação relacionada ao longo de toda a jornada do passageiro.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

A pesquisa contou com 7,5 mil participantes, em 20 dos principais países das Américas, Ásia, Europa, África, Oriente Médio e Ásia, entre eles África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, EUA, Índia, Japão, México, Rússia e Turquia. Esses locais representam 70% do tráfego total de passageiros no mundo e, no Brasil, cerca de 80%. Como critério, os passageiros deveriam ter viajado pelo menos uma vez nos três meses anteriores e passado por um aeroporto grande ou regional no país pesquisado.

A adoção da tecnologia

A tecnologia é o negócio principal do transporte aéreo e vem conquistando bilhões de viajantes conectados aos mais variados dispositivos (celular, tablet, relógio, laptop). Se observarmos as taxas atuais de adoção de tecnologia ao longo da jornada, observamos que elas continuam altas.

De acordo com os anos anteriores, o número se mantém alto, principalmente, para as etapas pré-viagem, como reserva e check-in. 85% dos pesquisados na média mundial e 83% no Brasil utilizam tecnologia para reservas de passagens aéreas. Para o check-in, são 54% na média mundial e 56% dos usuários em território nacional.

Estar conectado é fundamental para os viajantes. A grande maioria dos passageiros permanece online durante o tempo de permanência no aeroporto (65% mundial e 63% no Brasil) e a bordo da aeronave (70% no mundo e 83% no Brasil).

Sobre o controle de identidade, o uso da tecnologia dobrou em um ano. A média subiu de 21% para 43% em 2018, igualmente nas médias brasileiras e nos demais países pesquisados, o que representa um crescimento em ritmo acelerado. Na adoção de tecnologia na etiquetagem de bagagens, o número foi de 48% no mundo e 52% no Brasil.

Uso da tecnologia e satisfação dos passageiros

Uma das principais conclusões da pesquisa desta edição é que os usuários de tecnologia estão relatando mais satisfação durante a jornada, do que aqueles que passam analogicamente por todos os processos. Isso é particularmente importante em três etapas: tempo de permanência no aeroporto, aproveitando suas comodidades; a bordo da aeronave e no recolhimento da bagagem na esteira do destino.

 

Fonte: Diário do Turismo