06 mar Novo procedimento no aeroporto de Guarulhos permite pousos e decolagens simultâneos na mesma pista
A partir do dia 30 de março, o aeroporto de Guarulhos irá adotar um novo modelo de operação no qual permitirá a realização de pousos e decolagens simultâneos na mesma pista. O procedimento é conhecido como RRSM (Reduced Runway Separation Minimum ou Redução para Separação Mínima nas Pistas) e consiste na redução do espaço entre aeronaves que utilizam a mesma pista.
A mudança faz parte do projeto AGILE GRU, realizada em parceria entre a concessionária GRU Airport, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Infraero, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Azul e a Associação Internacional de transporte aéreo (IATA).
Em teoria, as operações RRSM podem ser aplicadas entre uma aeronave que decola e outra que pousa em seguida, entre duas aeronaves que decolam ou pousam na mesma pista. Na prática, a operação irá reduzir as filas de aviões em procedimento de pouso ou decolagem.
Segundo o Major Marcos Roberto Peçanha dos Santos, especialista em controle de tráfego aéreo, o procedimento busca “aumentar a eficiência das operações de aproximação, pouso e decolagem, e consequentemente melhorar a performance e o fluxo operacional do aeroporto”.
O diretor do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, explica que “o novo procedimento proporcionará melhorias no fluxo das chegadas e partidas no aeroporto, contribuindo para a redução no consumo de combustível e emissões de poluentes, além da otimização do trabalho dos controladores e pilotos”.
“É um procedimento de baixa complexidade para o piloto, fazendo com que permaneça com os níveis de segurança desejados, além de ter mais flexibilidade operacional, reduzindo o número de arremetidas”, avalia Luciano Oliveira, comandante da Latam
A administração do aeroporto de Viracopos, em Campinas atualmente avalia a adoção do procedimento RRSM.
Fonte: Aero Magazine