25 nov Novo passe digital de saúde na aviação apoiará a reabertura das fronteiras
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou que está em fase final de desenvolvimento do IATA Travel Pass, um passe digital de saúde que a associação aposta que apoiará a reabertura segura das fronteiras.
Os governos estão começando a usar os testes como meio de limitar os riscos da importação da COVID-19 ao reabrir suas fronteiras aos viajantes sem medidas de quarentena. O IATA Travel Pass deverá gerenciar e verificar um fluxo seguro de informações necessárias sobre testes ou vacinas entre governos, companhias aéreas, laboratórios e viajantes.
A IATA está solicitando testes sistemáticos de COVID-19 de todos os viajantes internacionais e a infraestrutura necessária do fluxo de informações, que deverá apoiar:
- Os governos, com meios para verificar a autenticidade dos testes e a identidade de quem os apresenta.
- As companhias aéreas, com a capacidade de fornecer informações precisas aos seus passageiros sobre os requisitos de teste e verificar se o passageiro atende aos mesmos.
- Os laboratórios, com meios de emissão de certificados digitais aos passageiros que serão reconhecidos pelos governos.
- Os viajantes, com informações precisas sobre os requisitos de teste, onde podem fazê-lo ou tomar a vacina e os meios para transmitir com segurança estas informações às companhias aéreas e autoridades de fronteira.
“Hoje as fronteiras estão duplamente bloqueadas. O teste é prioridade para permitir viagens internacionais sem medidas de quarentena. A segunda prioridade é a infraestrutura global de informações necessária para gerenciar, compartilhar e verificar com segurança os dados de teste associados às identidades dos viajantes em conformidade com os requisitos de controle de fronteira”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.
“Esta é a função do IATA Travel Pass. Levaremos essa solução para o mercado nos próximos meses para atender também às necessidades das “travel bubbles” (bolhas de viagens) e corredores de saúde pública que estão começando a operar”, completou o diretor.
O IATA Travel Pass possui quatro módulos de código aberto interoperáveis que podem ser combinados para obter uma solução de ponta a ponta:
- Registro global de requisitos de saúde – permite que os passageiros encontrem informações precisas sobre requisitos de viagem, teste e, por fim, vacina para a viagem.
- Registro global de centros de teste/vacinação – permite que os passageiros encontrem centros e laboratórios de teste no local de partida que atendam aos padrões de requisitos de teste e vacinação do destino.
- Lab App – permite que os laboratórios e centros de teste autorizados compartilhem com segurança os certificados de teste e vacinação com os passageiros.
- IATA Contactless Travel App – permite que os passageiros: (1) criem um “passaporte digital”; (2) recebam certificados de teste e vacinação e verifiquem se são suficientes para o seu itinerário; e (3) compartilhem certificados de teste ou vacinação com companhias aéreas e autoridades para facilitar as viagens. Este aplicativo também pode ser usado por viajantes para gerenciar a documentação de viagem de forma digital e contínua durante a toda a jornada, melhorando a experiência de viagem.
A IATA e o International Airlines Group (IAG) têm trabalhado juntos no desenvolvimento desta solução e farão um teste para demonstrar que esta plataforma, combinada ao teste de COVID-19, pode reabrir as fronteiras para viagens internacionais e substituir a quarentena.
A indústria do transporte aéreo necessita uma solução econômica, global e modular para reiniciar as viagens com segurança. O IATA Travel Pass é baseado nos padrões do setor e na experiência comprovada da IATA no gerenciamento de fluxos de informações referentes aos complexos requisitos de viagens.
“Nossa prioridade principal é fazer com que as pessoas viajem novamente com segurança. No curto prazo, isso significa garantir aos governos a confiança de que os testes sistemáticos da COVID-19 podem substituir os requisitos de quarentena. E isso acabará se transformando em um programa de vacina”, disse Nick Careen, vice-presidente sênior da IATA para aeroportos, passageiros, carga e segurança.
O primeiro teste-piloto internacional do IATA Travel Pass está programado para o fim de 2020 e o lançamento para o primeiro trimestre de 2021.
Fonte: Aero In