Monitoramento de aeroportos durante Copa América tem sala especial instalada no Rio

Monitoramento de aeroportos durante Copa América tem sala especial instalada no Rio

Foi inaugurada nesta segunda-feira (10) no Rio de Janeiro uma sala de comando e controle do espaço aéreo, que vai monitorar em tempo real os pousos e decolagens nos principais aeroportos que vão atender as cidades sede da Copa América: Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.

 

Essa é a sexta vez que esta Sala Master de Comando e Controle é ativada no Rio de Janeiro. Segundo o Coronel Aviador Sidnei Nascimento de Souza, a ação é fruto de anos da expertise com grandes eventos no Brasil e no mundo.

 

“São experiências adquiridas desde 2006 com o levantamento de todas as necessidades que vimos durante a Copa do Mundo na Alemanha, onde uma equipe nossa foi verificar como que eles trabalhavam em forma de melhor de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo, depois na África do Sul, em 2010, e aí iniciamos nossos grandes eventos, com a Rio+20”, disse o coronel,

 

Ainda de acordo com o coronel, não haverá nenhum tipo de restrição do espaço aéreo nacional durante o evento esportivo. “Não houve necessidade de um plano específico de defesa aérea. Estamos nas condições normais de temperatura e pressão para a parte de segurança”, afirmou.

 

 

A Copa América começa nesta sexta-feira (14), com Venezuela e Peru jogando, a partir das 16h, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, e estreia da Seleção Brasileira às 21h30, contra a Bolívia, em jogo no Morumbi, São Paulo.

 

Fonte: G1