Malha aérea de Recife supera novembro de período pré-pandemia

Malha aérea de Recife supera novembro de período pré-pandemia

O Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, em Recife (PE), detalhou o aumento na procura por turismo local no mês de novembro, atingindo índices superiores ao mesmo período de 2019. Atualmente, opera viagens para 35 destinos, incluindo o internacional Lisboa, em Portugal.

Para o mês, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou um aumento de 4,34% das decolagens, totalizando cerca de 5.917 decolagens e pousos mensais; essa é a primeira vez no cenário de pandemia que o setor aeroviário ultrapassa números de 2019.

Para efeito de comparação, o mesmo período pré-pandemia atingiu a marca de 5.671 voos previstos, incluindo chegadas e partidas, segundo análise da Unidade de Estudos e Pesquisas da Empetur, a partir de informações da Anac.

Dentre as capitais de destaque no Nordeste, Recife (PE) segue mais um mês na liderança, com previsão de 197 voos diários, logo à frente de Salvador (BA) com 149 e Fortaleza (CE) com 103 partidas e chegadas diárias.

 

Otimismo no mercado

Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, revelou grande satisfação com o expressivo crescimento da aviação no período de retomada de serviços: “Isso é resultado do esforço conjunto do Governo do Estado, das companhias aéreas e do trade turístico. Vamos seguir reforçando nossas ações de divulgação nas feiras e eventos, como a Festuris, em Gramado, para conseguirmos crescer ainda mais e recuperar empregos perdidos no turismo com a pandemia”.

 

“O cenário atual é muito interessante porque, apesar de não termos recuperado ainda as ligações diretas internacionais, tivemos a ampliação da malha doméstica, o que resultou neste crescimento real da nossa malha. Para dezembro, vamos ter um aumento ainda maior, com a Azul operando a sua maior malha na história do Estado”, observa Antonio Neves Baptista, presidente da Empetur.

 

Outros aeroportos

Por fim, os terminais aeroportuários de Fernando de Noronha e Petrolina também viram uma melhora no alcance:

O terminal do Arquipélago terá média diária de oito voos, totalizando 256 chegadas e saídas no mês; a previsão para o mês é de 103% em relação ao mesmo período em 2020, enquanto o número de voos previstos alcança 91% de 2019.

Enquanto isso, o Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, passa a operar com 11 voos diários, um total de 327 pousos e decolagens para o período de novembro.

 

Fonte: Brasil Turis