29 out Latam e USP criam robô para limpeza de aeronaves com luz ultravioleta
A Latam criou um robô autônomo para higienização a bordo das aeronaves utilizando luz ultravioleta (UV-C). O sistema, combinado com outros processos já utilizados, é capaz de eliminar 99,9% dos vírus e bactérias em superfícies da aeronave.
O protótipo do robô foi 100% criado pela Latam e os testes finais e ensaios foram realizados no Centro de Manutenção (MRO) da companhia, em São Carlos, no interior de São Paulo. De acordo com a empresa o sistema autoral além de customizável, conta com custo menor e o mesmo nível de eficácia dos equipamentos disponíveis no mercado.
Para o processo de criação do novo equipamento, a empresa brasileira contou ainda com suporte e parceria do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através do Coordenador do Grupo de Óptica, Prof. Vanderlei Bagnato, que chefiou uma equipe de especialistas em microbiologia do Centro de Biofotônica do Instituto.
“Este projeto revela a capacidade de inovação de todo o Grupo Latam e o quanto nos desafiamos para avançarmos em todos os nossos processos. Trata-se de mais uma medida de segurança que adicionamos à jornada de viagem do nosso cliente”, afirma Paulo Miranda, vice-presidente de clientes do Grupo Latam Airlines.
O robô irá atuar nas aeronaves de forma totalmente autônoma, permanecendo a bordo entre 17 e 35 minutos, dependendo do tamanho da aeronave. O procedimento será realizado inicialmente durante o pernoite das aeronaves no aeroporto de Guarulhos. Ainda assim, a empresa espera expandir o uso do sistema para outros aeroportos, permitindo uma melhor eficiência dos processos de higienização.
“Para a USP, é importante colaborar com a Latam, colocando nossos conhecimentos a serviço da Indústria Brasileira e, mais importante, contribuindo para que os passageiros possam ter cada vez mais um ambiente seguro para seu transporte”, afirma Prof. Vanderlei Bagnato, coordenador do Grupo de Óptica do IFSC/USP. “Os laboratórios da USP – São Carlos mapearam todo processo de descontaminação, permitindo a Latam vir com um sistema seguro e eficiente para uso em suas aeronaves”.
Fonte: Aero Magazine