17 maio Itapemirim anuncia primeiras rotas aéreas e promete bagagem grátis
A mais nova empresa aérea brasileira, a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), já definiu rotas e anunciou bagagem gratuita para todos os passageiros.
Em entrevista hoje (17) à CNN Brasil, Sidnei Piva Junior, presidente do Grupo Itapemirim, revelou que o diferencial da sua empresa aérea estará no conforto, atendimento ao cliente e bagagens gratuitas. As passagens estarão à venda nessa semana.
O empresário argumenta que todas as empresas aéreas no Brasil, hoje, cobram pelo despacho da bagagem, a maioria dos passageiros leva muitas mochilas e malas consigo no deck principal, resultando em transtornos e até atrasos no voo. Por conta disso, segundo ele, todas as tarifas da ITA terão bagagem despachada inclusa de até 23kg.
Em termos de rotas, ele comenta que o primeiro voo da companhia está marcado para o dia 29 de junho na rota Guarulhos – Brasília. Esse será um voo beneficente, com a renda revertida para instituições de caridade.
Já no dia 30, acontecerá o primeiro dia de operação comercial da empresa, com voos partindo de Guarulhos para Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Galeão), Porto Alegre, Salvador, Brasília, Curitiba e Porto Seguro, sendo que estas últimas três não terão voos diários ainda no início da operação.
Avançando na linha do tempo, em 1º de agosto, serão adicionadas as cidades de Recife, Maceió, Fortaleza, Florianópolis, Vitória e Natal na malha da empresa, porém as rotas partindo destas cidades não foram divulgadas. O pool de destinos anunciado concorre diretamente com as três grandes empresas nacionais. Também não foi revelado quando começam os voos entre essas cidades, sem passar por Guarulhos, que será o principal hub da empresa.
Sobre a frota, Piva comentou que, inicialmente, a empresa espera contar com cinco aviões Airbus A320ceo para as primeiras rotas do dia 30 de junho e as demais cinco aeronaves da fase inicial da empresa chegariam até o final de julho.
As passagens, por sua vez, devem começar a ser vendidas no final desta semana, no dia 21. O plano inicial era ter iniciado a venda de passagens na última sexta, como anunciado pelo CEO da empresa aérea Thiago Senna, em uma entrevista, no entanto, o plano foi empurrado uma semana para frente.
Em paralelo, a empresa segue em seu processo de contratações de equipes de solo e aeroportos, mediante um acordo com a empresa terceirizada WFS Orbital.
Fonte: AeroIn