15 jun Conselho Internacional de Aeroportos atualiza programa de segurança
O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World) estendeu seu programa Airport Health Accreditation (AHA), que dá suporte aos aeroportos, de forma que passageiros, reguladores e governos saibam que a saúde e a segurança está sendo priorizada de maneira mensurável. A acreditação é concedida por 12 meses e, uma vez que os primeiros aeroportos foram acreditados em agosto de 2020, ACI abriu o programa de reacreditação por mais 12 meses.
O programa AHA conta com o apoio da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e, desde seu lançamento, em julho de 2020, mais de 600 aeroportos de todos os portes já se inscreveram. Ele foi atualizado este ano e permanece alinhado com as recomendações mais recentes do guia emitido pela Council Aviation Recovery Task Force (CART), da OACI, assim como com as diretrizes da ACI Europe para uma experiência saudável do passageiro, que por sua vez estão alinhadas ao Protocolo de Segurança e Saúde na Aviação da EASA / ECDC e as melhores práticas da indústria.
“O programa de acreditação de saúde aeroportuária da ACI continua a fornecer um apoio inestimável aos aeroportos em todo o mundo, permitindo-lhes validar suas próprias medidas em todas as suas instalações e processos e tranquilizar o público que viaja”, disse o diretor-geral da ACI World, Luis Felipe de Oliveira.
Todas as áreas e processos de passageiros são avaliados através do programa, incluindo acesso ao terminal, áreas de check-in, triagem de segurança, portões de embarque, salões, varejo, alimentos e bebidas, equipamentos de portão, como pontes de embarque, escadas rolantes e elevadores, áreas de controle de fronteira e instalações (em colaboração com as autoridades), área de reclamação de bagagem e saída de desembarque. Os processos avaliados incluem limpeza e desinfecção, distanciamento físico, proteção de pessoal, layout físico, comunicações com passageiros e instalações de passageiros.
Fonte: Mercado & Eventos