
17 maio Brasil é o 1º sul-americano a aderir a programa europeu de inspeção de aviões em pátios
A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil assinaram um Acordo de Trabalho sobre a coleta e troca de informações sobre a segurança de aeronaves e o cumprimento das normas internacionais de segurança no âmbito Programa de Inspeção de Pátio da União Europeia (UE).
O Programa de Inspeção de Pátio da UE facilita a realização harmonizada de inspeções de pátio em aeronaves que visitam os aeroportos dos Estados participantes.
Os resultados dessas inspeções (cerca de 10.000 por ano) são compartilhados entre os Estados participantes e analisados pela EASA para identificar oportunamente tendências de segurança adversas.
O programa começou como uma iniciativa entre os Estados europeus em 1996. A gestão do programa foi atribuída à EASA em 2007. Desde então, a EASA assinou esses Acordos de Trabalho com Estados da América do Norte, Oriente Médio, Ásia, norte da África e Oceania.
O Brasil é o 51º Estado a aderir ao programa e o primeiro no continente sul-americano, ampliando ainda mais a visão global do desempenho de segurança dos operadores aéreos.
A EASA afirma que espera uma cooperação frutífera com a ANAC.
Fonte: AeroIN/EASA