Balão cai em cima de aeronave da GOL no Aeroporto de Guarulhos

Balão cai em cima de aeronave da GOL no Aeroporto de Guarulhos

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, registrou nesse domingo (20/02) um incidente sério de segurança operacional, contudo, que está fora do controle do terminal.

Vários balões de ar quente, alguns decorados com personagens do SBT, caíram no pátio do Aeroporto, nas proximidades do segundo píer do Terminal 2. Um desses balões caiu acima de uma aeronave da GOL.

Os balões de ar quente são um grande perigo para os aviões, seja em solo ou em voo. O choque de um balão desses com uma aeronave em aproximação para um aeroporto pode ser na força de centenas de toneladas, em uma faixa de força medida em Kilo Newtons (KN).

Em solo, as chamas que alimentam o voo do balão podem incendiar uma aeronave com passageiros a bordo.

Por este motivo, o risco baloeiro é um crime ambiental federal e previsto no Código Penal, por ameaçar a segurança do espaço aéreo. É PROIBIDO lançar balões sem prévia autorização. Ações suspeitas devem ser comunicadas para a Polícia (190) ou ao Disque-Denúncia (181).

Em 2016 o CENIPA registrou 509 ocorrências com balões do tipo juninos, que carregam um perigo para as aeronaves, esses balões não são identificados por radares de controle de tráfego aéreo e podem pesar até 100 kg.

 

Fonte: Aero Flap