Azul, MAP ou Passaredo: quem leva o espaço da Avianca em Congonhas?

Azul, MAP ou Passaredo: quem leva o espaço da Avianca em Congonhas?

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anuncia nesta segunda-feira uma esperada redistribuição de 41 pares de slots no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

 

É o capítulo quase final da queda de braço pelo espólio da companhia Avianca e uma ação que pode trazer novos ares para o cada vez mais concorrido mercado aéreo brasileiro.

O anúncio de hoje da Anac é fruto de uma decisão tomada na noite de quinta-feira, quando a agência mudou o critério para distribuição dos slots em Congonhas. A norma anterior previa que, caso vagassem slots, 50% deveriam ser distribuídos proporcionalmente às companhias que já operam no aeroporto e o restante, repassados a novos entrantes.

 

Agora, a Anac criou uma regra temporária, valendo até março, para repartir os slots apenas a novos entrantes para, segundo a agência, aumentar a competição e oferecer aos passageiros novas opções de serviços.

A decisão deixa Gol e Latam fora do páreo e, na teoria, beneficia a Azul, terceira maior empresa aérea do Brasil e maior interessada em estrear em Congonhas.

 

 

Fonte: Exame