ANAC abre 2ª edição do projeto Aeroportos Sustentáveis

ANAC abre 2ª edição do projeto Aeroportos Sustentáveis

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) abriu nesta sexta-feira, 15, a segunda edição do projeto “Aeroportos Sustentáveis”.  A iniciativa faz parte da avaliação da maturidade em gestão ambiental dos aeroportos brasileiros.

De a acordo com a agência o projeto busca incentivar a adoção de boas práticas de gestão ambiental nos aeroportos do Brasil. A medida também tem o objetivo  de dar visibilidade às ações positivas de promoção de sustentabilidade já desenvolvidas pelos aeroportos que, voluntariamente, aderirem à participação no projeto.

Na primeira edição do projeto, ocorrida em 2020 com referência em ações realizadas em 2019, 23 aeroportos se inscreveram e participaram da classificação. O Aeroporto Internacional de Salvador foi destaque entre os participantes.

Metodologia para classificação

A metodologia para avaliação possui critérios que consideram os seguintes temas: gestão de energia elétrica, gestão hídrica, gestão de resíduos, gestão da biodiversidade, gestão da qualidade do ar local, gestão da mudança climática, gestão do ruído aeronáutico, gestão da saúde e bem estar, gestão organizacional e educação ambiental.

Com base no atendimento aos critérios específicos estabelecidos no projeto com apoio de especialistas em meio ambiente no âmbito aeroportuário de diversos órgãos governamentais, a ANAC classificará os aeródromos de acordo com o nível de atendimento aos critérios.

Nesta edição os aeroportos competirão em grupos de acordo com o número de passageiros processados anualmente, de forma que a classificação será independente em cada grupo.

Diferentemente da primeira edição do projeto, agora, os aeroportos serão classificados em níveis de: “primeira classe”, para os aeroportos que alcançarem pontuação maior que a média simples de seu grupo e “classe executiva” para aqueles que obtiverem pontuação menor que a média. Serão excluídos do cálculo aeroportos com pontuação final inferior a 25% do total.

O aeródromo com a melhor avaliação receberá o reconhecimento em data e local a serem divulgados posteriormente.

Inscrições

Os operadores aeroportuários ou proprietários de aeroportos podem se inscrever para participar do projeto “Aeroportos Sustentáveis” até às 18:00h do dia 19 de fevereiro de 2021. Para a inscrição, basta encaminhar um e-mail para meioambiente@anac.gov.br sinalizando interesse em participar do projeto. A equipe responsável entrará em contato com mais informações, fornecendo o formulário eletrônico de avaliação das medidas adotadas pelo aeroporto. O formulário deverá ser preenchido até 26 de fevereiro de 2021.

Para mais informações, acesse: https://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/meio-ambiente/aeroportos-sustentaveis.

 

Fonte: Aero Magazine