
08 fev Aeroporto Internacional de Confins deve receber mais de 635 mil passageiros no mês de fevereiro
Mais de 635 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, no mês de fevereiro, o que significa um aumento de 40% em relação ao ano passado, quando 462 mil pessoas estiveram no terminal.
De acordo com a BH Airport, que administra o aeroporto, embora o feriado de Carnaval esteja indefinido em muitos estados brasileiros, a tendência é de crescimento no número de voos e passageiros durante a data, principalmente entre os dias 24 de fevereiro a 2 de março. Neste período, 155 mil pessoas são esperadas.
Segundo Clayton Begido, gestor de Conectividade e Aviação da BH Airport, o avanço da vacinação no país permite que os brasileiros viajem com maior segurança.
“Apesar da atenção à variante Ômicron, com boa parte da população brasileira vacinada, inclusive com a dose de reforço, percebemos que se trata de um movimento natural e gradual de retomada da confiança dos passageiros e também da economia. No aeroporto seguimos todas as medidas de prevenção e combate à Covid-19 e estamos confiantes na melhoria do cenário em todo Brasil”, afirmou.
Ainda conforme Begido, a movimentação diária varia entre 27 e 28 mil pessoas neste mês.
Para atender à demanda, atualmente, o aeroporto conta com 40 destinos regulares. São eles: Belém (PA), Barreiras (BA), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Campinas (SP), Carajás (PA), Comandatuba (BA), Congonhas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Galeão (RJ), Guanambi (BA), Guarulhos (SP), Governador Valadares (MG), Goiânia (GO), Ilhéus (BA), Ipatinga (MG), Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB), Jundiaí (SP), Marabá (PA), Maceió (AL), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), São José do Rio Preto (SP), São Luís (MA), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Vitória (ES), Vitória da Conquista (BA), e os internacionais Lisboa (Portugal) e Cidade do Panamá.
Voos extras para locais turísticos
Cidades litorâneas, como Porto Seguro, Vitória, Ilheus, Maceió e Salvador, terão os voos extras mantidos pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.
“Somos o aeroporto com mais voos para as regiões Sudeste e Nordeste. Pelo aeroporto, o mineiro consegue fazer voo direto, inclusive, para Jericoacoara. Para completar, nas últimas semanas, as companhias realizaram diversas promoções de passagens aéreas, o que contribui para a movimentação de passageiros”, concluiu Clayton Begido.
Combate à pandemia
Pelo aeroporto, há dispensers de álcool em gel, barreiras de proteção nos locais de atendimento aos usuários e adesivos informativos para piso, assentos, banheiros e elevadores. Com apoio do exército, uma equipe foi capacitada para atuar na descontaminação e higienização de áreas de grande circulação. Entre as demais medidas já adotadas para o combate à disseminação da Covid-19, também foi reforçada a limpeza e desinfecção das áreas comuns de todo o aeroporto, especialmente dos banheiros.
Uma campanha foi lançada para conscientizar passageiros, visitantes e a comunidade aeroportuária sobre a necessidade de higienização das mãos, de manter o distanciamento, isolamento de assentos, uso de máscara e outras ações que podem garantir a saúde e segurança de todos.
Para quem viaja a Belo Horizonte, em voos internacionais, há obrigatoriedade de realização de teste PCR para Covid-19. O exame precisa ser feito com até 72 horas de antecedência e apresentado durante o embarque no país de origem. Também deve ser apresentada declaração de Saúde do Viajante (DSV) preenchida com a concordância sobre as medidas sanitárias que devem ser cumpridas durante o período que estiver no Brasil.
Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em voo internacional, os passageiros terão contato com a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), que identifica se há alguém com algum sintoma de Covid-19 ou precisando de atendimento médico.
Fonte: Rádio Itatiaia