16 abr Aeroporto de Florianópolis começa a testar passageiros com suspeita de coronavírus
Os passageiros que desembarcarem a partir da tarde desta quinta-feira (16) no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, com sintomas compatíveis com o coronavírus serão submetidos ao teste que detecta a doença. Até então, as pessoas com sintomas compatíveis para Covid-19 eram avaliadas e orientadas a manterem-se em isolamento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, agora será feita uma triagem inicial para avaliar se trata-se de caso suspeito da doença, conforme critério adotado na testagem drive thru. O objetivo é evitar a transmissão do vírus e o aumento da contaminação na cidade, que tem mais de 240 casos e três mortes provocadas pela doença, conforme a Gerência de Vigilância Epidemiológica da capital.
A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, que adquiriu os testes, e a Floripa Airport, empresa que opera o serviço na cidade. O aeroporto conta com um ambulatório para atendimento e coleta de exame e um frigobar para armazenagem dos testes e das coletas. Conforme a empresa, todo o espaço utilizado passará por desinfecção a cada testagem, realizada pela equipe de limpeza do aeroporto.
Atualmente, 300 passageiros desembarcam diariamente no aeroporto, dos 600 que circulam pelo local. Antes da pandemia, 10 mil passageiros passavam por dia no local, conforme a média anual informada pela Floripa Airport. Na alta temporada, entre dezembro e fevereiro, o número chegava a 16 mil.
Passageiros passam por barreira sanitária
Os passageiros que desembarcam no aeroporto passam por uma barreira sanitária instalada no local desde o 21 de março. Neste local, a temperatura corporal é aferida e um questionário sobre o estado de saúde é preenchido. Depois, serão submetidas ao teste no próprio aeroporto.
Dentro do aeroporto, também são dotadas medidas de orientação e prevenção da transmissão da doença. Foram instaladas proteção de acrílico nos balcões de check-in, há álcool gel espalhados pelo terminal e avisos sonoros são disparados alertando sobre o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.
Além disso, a Floripa Airport afirma que foi instituída uma rotina de desinfecção com limpeza diária dos pontos com mais circulação de pessoas e dos locais do aeroporto que os passageiros têm mais contato.
Outras ações na Capital
Desde quarta-feira, Florianópolis tem testado pacientes suspeitos de estarem com coronavírus em esquema de drive-thru. A prefeitura montou um posto no Terminal de Integração da Trindade (Titri) onde os testes rápidos e PCR são aplicados.
O resultado preliminar da ação apontou 15 exames positivos para a Covid-19, conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, foram feitos no drive thru 128 exames até as 10h30 desta quinta.
O exame é feito apenas em pessoas com a suspeita da doença, encaminhadas pelo programa Alô Saúde, que oferece atendimento pré-clínico por telefone e aplicativo, ou pela Vigilância Sanitária municipal.
Fonte: G1